Descrição do Medicamento
O ALBUTEROL (salbutamol) é um broncodilatador eficaz que relaxa os músculos das vias respiratórias e facilita a passagem do ar para os pulmões. Este inalador é utilizado no tratamento e prevenção de broncoespasmo em indivíduos com doenças respiratórias obstrutivas e reversíveis. Também atua na prevenção de broncoespasmos induzidos por atividade física e outras condições não mencionadas aqui.
Instruções de Uso
Utilize o Albuterol Inalador conforme prescrição médica. Não exceda nem reduza a dosagem recomendada, e não utilize por um período diferente do indicado. Siga rigorosamente todas as orientações na bula.
Observe e siga a dosagem prescrita com todas as recomendações de segurança. Discuta com seu médico os riscos e benefícios para a sua saúde.
Ao usar o inalador de Albuterol pela primeira vez, faça 4 disparos para o ar longe do rosto. Agite bem antes de cada uso. Repita o teste caso o inalador não seja usado por mais de duas semanas ou se cair.
Utilização do Inalador:
- Agite bem antes de cada pulverização.
- Prepare o bocal do inalador. Expire completamente. Insira o bocal na boca e feche os lábios ao redor dele. Inspire lenta e profundamente enquanto pressiona o recipiente. Segure a respiração por 10 segundos e, em seguida, expire vagarosamente.
- Se precisar de mais de uma inalação por vez, aguarde pelo menos um minuto entre elas, agitando o inalador novamente.
- Limpe o inalador semanalmente e guarde-o com a tampa no bocal. Para limpá-lo, remova o recipiente e lave o bocal em água corrente morna por ao menos 30 segundos, sacudindo para remover o excesso de água e deixe secar completamente antes de remontá-lo.
Utilização do Nebulizador com Solução de Albuterol:
- Meça a quantidade correta de albuterol com o conta-gotas fornecido ou utilize o número apropriado de ampolas. Coloque o líquido na câmara do medicamento do nebulizador.
- Anexe o bocal ou a máscara facial ao recipiente do medicamento e, em seguida, fixe-o ao compressor.
- Encontre uma posição confortável, sente-se ereto. Insira o bocal na boca ou coloque a máscara facial cobrindo nariz e boca e ligue o compressor.
- Inspire lenta e uniformemente até que todo o medicamento seja inalado (normalmente de 5 a 15 minutos). O tratamento termina quando o conteúdo no nebulizador se esgota.
- Limpe o nebulizador após cada uso, seguindo as instruções fornecidas para a limpeza.
Avise ao seu médico se qualquer dos seus medicamentos para a asma parecer não estar funcionando como esperado. Se precisar de mais de uma dose em 24 horas, entre em contato com o seu médico. Um aumento na necessidade de Albuterol pode ser um sinal inicial de um ataque de asma severo.
Informações Importantes
Mantenha o inalador de albuterol sempre ao seu alcance. Garanta que tem um estoque de reserva do medicamento. Continue tomando todos os medicamentos prescritos pelo seu médico.
Armazene o inalador de Albuterol em temperatura ambiente, longe de umidade e calor. Mantenha longe de calor extremo para evitar o risco de explosão do recipiente. Não armazene o inalador no carro em dias quentes e não descarte em chamas.
Contraindicações e Precauções
Evite usar este medicamento caso seja alérgico ao albuterol. Para garantir a segurança no uso, informe ao seu médico se possuir alguma das seguintes condições:
- Doença cardíaca, hipertensão ou insuficiência cardíaca congestiva;
- Distúrbios do ritmo cardíaco;
- Convulsões, como epilepsia;
- Diabetes;
- Hipertiroidismo.
Categoria C para gravidez de acordo com a classificação da FDA. Não há confirmação se Albuterol prejudica o feto. Informe ao seu médico se estiver grávida ou planejando engravidar durante o tratamento. Desconhecem-se efeitos no leite materno, sendo recomendado não amamentar em uso deste medicamento. Crianças abaixo de 4 anos não devem usar o inalador e crianças menores de 2 anos não devem usar Albuterol solução em nebulizador.
O que fazer em caso de dose esquecida?
Aplique a dose esquecida assim que se lembrar, a menos que esteja próximo do horário da próxima dose. Não use doses duplas para compensar uma dose perdida.
O que fazer em caso de sobredosagem?
Procure atendimento médico emergencial ou contactar a Linha de Envenenamento. A sobredosagem de Albuterol pode ser fatal.
Os sintomas podem incluir nervosismo, dor de cabeça, tremores, boca seca, dor no peito, ritmo cardíaco irregular, náuseas, sudorese, tontura, convulsões ou desmaios.
Considerações Durante o Uso
Mantenha o Albuterol sempre disponível. Continue com a medicação prescrita pelo seu médico. Se achar que os medicamentos para a asma não estão eficazes, procure orientação médica. Um maior uso de medicamentos pode indicar um ataque de asma severo.
Evite contato do medicamento com os olhos. Caso ocorra, lave com água corrente e procure ajuda médica.
Efeitos Colaterais:
Procure atendimento emergencial se observar sinais de reação alérgica, como urticária, dificuldade em respirar, inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.
Informe imediatamente ao seu médico se tiver efeitos adversos severos como:
- Broncoespasmo (sibilância, aperto no peito, dificuldade em respirar) especialmente após iniciar um novo frasco;
- Dor no peito, palpitações ou batimentos cardíacos irregulares;
- Tremores, nervosismo;
- Baixos níveis de potássio (confusão, ritmo cardíaco irregular, aumento da frequência urinária, fraqueza muscular, etc.);
- Pressão arterial perigosamente alta (dor de cabeça severa, visão turva, zumbido nos ouvidos, ansiedade, convulsões).
Alguns efeitos colaterais menos graves incluem:
- Dor de cabeça, tonturas;
- Dificuldade para dormir (insônia);
- Tosse, rouquidão, garganta inflamada ou nariz entupido;
- Náusea, vômito;
- Boca e garganta secas;
- Dor muscular;
- Diarreia.
Esta lista de efeitos colaterais não é completa. Consulte seu médico para mais orientações. Relate efeitos colaterais à FDA pelo 1-800-FDA-1088.
Interações Medicamentosas
Informe ao seu médico todos os medicamentos que estiver tomando, especialmente:
- Diuréticos (comprimidos de água);
- Digoxina (digitalis, Lanoxin);
- Betabloqueadores, como atenolol (Tenormin), carvedilol (Coreg), metoprolol (Lopressor), entre outros;
- Antidepressivos como amitriptilina (Elavil), doxepina (Sinequan), nortriptilina (Pamelor), etc.;
- Inibidores da MAO, como isocarboxazida (Marplan), fenelzina (Nardil), tranilcipromina (Parnate), entre outros;
- Broncodilatadores como levalbuterol (Xopenex), salmeterol (Serevent), entre outros.
Esta lista não é completa e outros medicamentos podem interagir com Albuterol. Informe todos os medicamentos que está a tomar, inclusive OTC, vitaminas e produtos à base de plantas. Não inicie novo medicamento sem consultar seu médico.