Para que serve este medicamento?
A Cefalexina é um antibiótico pertencente à classe das cefalosporinas. Atua destruindo ou inibindo o crescimento de determinados tipos de bactérias. Este medicamento é indicado no tratamento de diversas infecções. Não é eficaz contra resfriados, gripes ou outras infecções virais.
O que devo informar ao meu médico antes de usar este medicamento?
Informe o seu médico se você tem alguma destas condições:
- problemas renais
- doenças do estômago ou intestinos, como colite
- reação alérgica à cefalexina, outros cefalosporínicos, penicilinas, outros antibióticos, medicamentos, alimentos, corantes, ou conservantes
- se está grávida ou tentando engravidar
- se está amamentando
Como devo tomar este medicamento?
Administre este medicamento por via oral com um copo de água. Pode ser tomado com ou sem alimentos. Tome as doses conforme prescrição médica em intervalos regulares. Evite tomar doses maiores que o indicado pelo seu médico. Mantenha o tratamento pelo período recomendado, mesmo que sinta uma melhora antes do término do tratamento. Não interrompa o tratamento prematuramente ou esqueça de tomar as doses.
Consulte um pediatra antes de dar este medicamento a crianças. Apesar de ser utilizado em certas condições, podem ser necessárias precauções especiais.
Sobredosagem: Caso acredite que tomou uma dose excessiva, entre em contato imediato com o Centro de Informação Antivenenos ou os Serviços de Urgência.
NOTA: Este medicamento é destinado apenas para você. Não deve ser compartilhado com outras pessoas.
O que fazer se esquecer uma dose?
Se esquecer uma dose, tome assim que possível. Se estiver próximo do horário da próxima dose, pule a dose esquecida e tome apenas a próxima. Nunca tome doses duplas deste medicamento. Deve haver um intervalo mínimo de 4 a 6 horas entre as doses.
Quais substâncias podem interferir com este medicamento?
- probenecida
- outros antibióticos
Esta lista pode não incluir todas as possíveis interações. Informe seu médico sobre todos os medicamentos, ervas, suplementos e produtos de venda livre que você está utilizando. Informe também se você fuma, ingere bebidas alcoólicas ou usa substâncias ilícitas, pois alguns desses podem interferir com seu medicamento.
Quais precauções devo ter ao usar este medicamento?
Informe ao seu médico se os sintomas piorarem ou não apresentarem melhora em alguns dias.
Não trate a diarreia com medicamentos de venda livre. Contate seu médico se a diarreia durar mais de 2 dias ou for grave e líquida.
Se você tem diabetes, você pode obter um falso positivo no teste de açúcar na urina. Converse com seu médico sobre isso.
Quais os possíveis efeitos colaterais deste medicamento?
Efeitos colaterais que devem ser relatados ao seu médico imediatamente:
- reações alérgicas como erupções cutâneas, coceira, urticária, inchaço na face, lábios ou língua
- dificuldade para respirar
- dificuldade ou dor ao urinar
- vermelhidão, bolhas, descamação da pele, incluindo dentro da boca
- diarreia grave ou líquida
- cansaço ou fraqueza incomuns
- icterícia (amarelecimento dos olhos ou da pele)
Efeitos colaterais que normalmente não necessitam de atenção médica (informe seu médico se forem persistentes ou incômodos):
- gases ou azia
- irritação genital ou anal
- dor de cabeça
- dores musculares ou nas articulações
- náuseas, vômitos
Esta lista pode não incluir todos os possíveis efeitos colaterais.
Como devo armazenar o meu medicamento?
Mantenha fora do alcance das crianças.
Guarde em local seco, em temperatura ambiente entre 15 e 30 graus Celsius (59 e 86 graus Fahrenheit). Descarte qualquer cápsula não utilizada após expirar a validade do medicamento.