Hydroxychloroquine é frequentemente utilizado para o alívio dos sintomas associados à artrite reumatoide, bem como ao lúpus eritematoso, seja ele discóide ou sistêmico.
Este medicamento também é recomendado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatóide e do lúpus eritematoso sistêmico ou discóide.
Além dos usos acima mencionados, Hydroxychloroquine pode ter outras finalidades.
Evite o uso de Hydroxychloroquine se você tiver alergia a hidroxicloroquina ou se tiver sofrido alterações visuais ou lesões na retina resultantes de medicação para malária.
Crianças não devem ser submetidas a tratamentos prolongados com Hydroxychloroquine.
Os efeitos do Hydroxychloroquine no feto são desconhecidos. Informe o seu médico se está grávida ou planejando engravidar durante o tratamento com este medicamento.
A malária representa um risco maior de morte para mulheres grávidas. Consulte seu médico se estiver grávida e planeja viajar para áreas onde a malária é prevalente.
A transferência de Hydroxychloroquine pelo leite materno e seus possíveis efeitos no bebê são desconhecidos. Converse com seu médico antes de usar Hydroxychloroquine durante a amamentação.
Instruções de uso do medicamento
Siga as indicações do seu médico ao tomar este medicamento.
Ingerir Hydroxychloroquine acompanhado de alimentos ou um copo de leite, a menos que o seu médico aconselhe diferente.
Geralmente, Hydroxychloroquine é ingerido uma vez por semana. Se tomar semanalmente, escolha um dia fixo da semana para manter a consistência.
Para prevenção da malária: Comece a administração duas semanas antes de entrar em áreas com alta incidência de malária. Continue tomando periodicamente Hydroxychloroquine durante sua estadia e por pelo menos oito semanas após sair dessas áreas.
Para tratamento da malária: O seu médico pode prescrever uma única dose alta ou uma dose inicial alta seguida de dosagens menores ao longo de dois dias. Siga as direções do seu médico cuidadosamente.
Interações medicamentosas
Hydroxychloroquine pode causar danos ao fígado, especialmente quando utilizado juntamente com outros medicamentos hepatotóxicos. Pode ser necessário ajustar a dose ou realizar exames específicos se estiver tomando:
- paracetamol;
- antibióticos, medicamentos antifúngicos, de sulfa ou para tuberculose;
- anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal;
- medicamentos para hipertensão;
- medicamentos oncológicos;
- medicamentos para redução de colesterol;
- medicamentos para gota ou artrite;
- medicamentos para HIV/SIDA;
- medicamentos para distúrbios psiquiátricos;
- antiinflamatórios não esteroides (AINEs); ou
- anticonvulsivantes.
Efeitos colaterais comuns:
- dor de cabeça, zumbido, vertigem;
- náuseas, vômitos, dor abdominal;
- perda de apetite, perda de peso;
- alterações de humor, nervosismo ou irritação;
- erupções cutâneas ou prurido; ou
- queda de cabelo.