Qual é este medicamento?
Naproxeno é uma substância anti-inflamatória não-esteróide (AINE). A sua função é reduzir o inchaço e aliviar a dor. Este medicamento pode ser útil no tratamento de dores de dentes, cefaleias, dores menstruais, além de ser utilizado para aliviar dores articulares e desconfortos musculares como artrite, tendinites, bursites e gota.
O que devo informar ao meu médico antes de iniciar este tratamento?
Informe ao seu médico caso tenha alguma das seguintes condições:
- asma
- se é fumador
- se consome mais de três bebidas alcoólicas por dia
- problemas cardíacos ou vasculares como insuficiência cardíaca ou retenção de líquidos nas pernas (edema)
- pressão arterial elevada
- doenças renais
- doenças hepáticas
- úlceras gástricas ou sangramentos
- reações alérgicas ao naproxeno, aspirina, outros AINEs, medicamentos em geral, alimentos, corantes ou conservantes
- se estiver grávida ou tentando engravidar
- se estiver amamentando
Como devo administrar este medicamento?
Deve ser ingerido via oral, acompanhado de um copo de água. Se causar desconforto gastrointestinal, consuma o medicamento junto com alimentos. Evite deitar-se ou dormir nos 10 minutos seguintes à ingestão. Siga rigorosamente as doses prescritas pelo seu médico e evite exceder a quantidade recomendada. O uso prolongado deste medicamento pode aumentar o risco de infarto ou AVC.
Consulte o pediatra sobre a administração deste medicamento em crianças, podendo haver necessidade de cuidados especiais.
Em caso de sobredosagem, procure imediatamente um centro de controle de intoxicações ou serviço de emergência. Nota: Este medicamento é de uso pessoal. Não compartilhe com terceiros.
O que fazer se esquecer uma dose?
Tome a dose esquecida assim que lembrar. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, tome apenas a próxima dose. Nunca dobre a dose para compensar a esquecida.
O que pode interagir com este medicamento?
- álcool
- aspirina
- cidofovir
- diuréticos
- lítio
- metotrexato
- outros anti-inflamatórios como cetorolaco ou prednisona
- pemetrexedo
- probenecide
- varfarina
Esta lista pode não conter todas as possíveis interações. Informe seu médico sobre todos os medicamentos que você está utilizando, inclusive os de venda livre, suplementos alimentares, produtos naturais ou dietéticos. Informe também sobre o consumo de cafeína, álcool, cigarro ou drogas ilegais, pois podem interferir na ação do medicamento.
Que precauções tomar enquanto usar este medicamento?
Informe ao seu médico se os sintomas não melhorarem. Consulte-o antes de iniciar qualquer outro tratamento para a dor. Não se automedique.
Este medicamento não previne infartos ou AVCs. Pelo contrário, pode aumentar o risco de tais eventos, especialmente em uso prolongado ou em pacientes com doenças cardíacas. Caso tome aspirina para prevenção de infartos ou AVC, informe ao seu médico.
Evite tomar ibuprofeno ou naproxeno em conjunto com este medicamento. Isso pode resultar em efeitos adversos como perturbações gástricas, náuseas ou úlceras. Muitos medicamentos de venda livre não devem ser combinados com este medicamento.
O uso deste medicamento pode causar úlceras gástricas e sangramentos intestinais em qualquer momento do tratamento. Evite fumar e ingerir álcool, pois eles irritam o estômago e aumentam o risco de complicações graves, que podem ocorrer sem aviso prévio e ser fatais.
Pode causar tonturas ou sonolência. Não dirija, opere máquinas ou realize atividades que exijam atenção enquanto não souber como o medicamento afeta suas capacidades. Para evitar tonturas ou desmaios, levante-se ou sente-se lentamente, especialmente se for idoso.
Este medicamento reduz a coagulação sanguínea, aumentando o risco de sangramentos. Tenha cuidados extras ao escovar os dentes para evitar ferimentos nas gengivas.
Quais efeitos colaterais eu posso notar ao tomar este medicamento?
Informe ao seu médico de imediato se notar algum dos seguintes efeitos colaterais:
- fezes escuras ou com sangue, presença de sangue na urina ou no vômito
- visão embaçada
- dores no peito
- dificuldade para respirar ou sibilos
- náuseas ou vômitos
- dor abdominal intensa
- reações alérgicas como coceira, urticária, vermelhidão, bolhas, descamação
- dificuldade para falar ou fraqueza em um lado do corpo
- inchaço das pálpebras, garganta ou lábios
- inchaço ou ganho de peso inexplicável
- fraqueza ou cansaço excessivo
- olhos ou pele amarelados
Outros efeitos colaterais não requerem atenção médica imediata, mas informe o seu médico se forem incômodos ou persistirem:
- prisão de ventre
- dor de cabeça
- azia
Esta lista pode não incluir todos os efeitos colaterais possíveis.
Onde devo armazenar o meu medicamento?
Mantenha-o fora do alcance das crianças.
Armazene este medicamento em local seco e em temperatura ambiente entre 15 a 30 graus Celsius (59 a 86 graus Fahrenheit). Mantenha a embalagem bem fechada. Descarte as cápsulas não utilizadas após o vencimento.