Os medicamentos EMTRICITABINA e TENOFOVIR são antivirais que ajudam a impedir a replicação das células do HIV (vírus da imunodeficiência humana) no corpo.
O Emtricitabina+Tenofovir é indicado para o tratamento do HIV, o vírus responsável pela AIDS. Este remédio não cura o HIV nem a AIDS.
O Emtricitabina+Tenofovir também é utilizado em conjunto com práticas de sexo seguro para diminuir o risco de infecção pelo HIV. É necessário ser HIV-negativo para usar esta medicação com essa finalidade. Este medicamento pode não proporcionar proteção contra essa doença a todos. Não deve usar Emtricitabina+Tenofovir se for alérgico(a) à emtricitabina ou ao tenofovir. Evite usar este remédio se estiver a tomar outros medicamentos que contenham emtricitabina, tenofovir, lamivudina ou adefovir.
Se estiver a utilizar Emtricitabina+Tenofovir para diminuir o risco de infecção pelo HIV, deve realizar um teste de HIV com resultado negativo antes de iniciar o tratamento. Durante o tratamento, é necessário realizar o teste de HIV a cada três meses.
Alguns pacientes que tomam Emtricitabina+Tenofovir desenvolvem uma condição grave chamada acidose láctica. Esse risco é maior em mulheres, pessoas obesas, indivíduos com doenças hepáticas e em quem toma medicamentos para HIV/AIDS há muito tempo. Consulte o seu médico para discutir os seus riscos.
No que diz respeito à gravidez, a FDA classifica este medicamento na categoria B. Não há expectativa de que a emtricitabina + tenofovir cause danos ao feto. Contudo, o HIV pode ser transmitido para o bebê se não for tratado adequadamente durante a gravidez. Siga todas as direções médicas para controlar a infecção durante a gravidez.
No período de tratamento ou prevenção do HIV, não é recomendável amamentar. Mães com HIV ou AIDS não devem amamentar, pois, mesmo se o bebê nascer sem a infecção, o vírus pode ser transmitido pelo leite materno.
Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 12 anos ou com peso inferior a 77 kg.
Como devo usar este medicamento?
Tome Emtricitabina+Tenofovir exatamente como dirigido pelo seu médico.
Se tem hepatite B, ao parar de tomar este medicamento, mesmo após vários meses, os sintomas hepáticos podem reaparecer. Portanto, o seu médico poderá monitorizar a função hepática por vários meses após a interrupção do Emtricitabina+Tenofovir.
Que precauções devo tomar ao usar este medicamento?
Este medicamento não impede a transmissão do HIV para outras pessoas. Evite relações sexuais desprotegidas e não partilhe objetos pessoais como lâminas de barbear e escovas de dentes.
Efeitos secundários comuns
- dor de cabeça, leves tonturas, sensação de depressão;
- sonhos incomuns;
- coceira ou erupção cutânea leve; ou
- alterações na distribuição ou na quantidade de gordura corporal.
O que pode interferir com este medicamento?
Emtricitabina+Tenofovir pode causar danos aos rins, sendo esse risco maior quando administrado com outros medicamentos tais como: antivirais, quimioterápicos, antibióticos injetáveis, medicamentos para problemas intestinais, imunossupressores, tratamentos injetáveis para osteoporose e alguns analgésicos ou medicamentos para artrite.